Baralho Cigano

SUPOSTA (E FANTASIOSA) ORIGEM DO BARALHO CIGANO

Origem do baralho cigano

Origem do baralho cigano

“A origem do Baralho Cigano é interessante. Sabe-se que suas cartas baseiam-se em um outro sistema oracular, o Baralho Petit Lenormand, criado na França por volta do ano de 1800 por Mlle. Lenormand, cartomante que ficou bastante conhecida pelas previsões para pessoas ilustres de sua época, entre elas, Robespierre, Marat, Napoleão Bonaparte, inclusive se atribui a Mlle. Lenormand a previsão da ascenssão de Napoleão Bonaparte ao trono Francês, seu domínio de boa parte do continente europeu e de sua queda e consequente morte.

Tratava-se de uma pessoa ímpar que transitava pelas altas rodas das sociedade parisiense de sua época por meio de seu carisma e inteligência. Era uma pessoa estudiosa e versada nas mais diversas ciências ocultas, como a Cabala, a astrologia, o tarô, a quiromancia, a numerologia, ciências as quais formam a base do Baralho Petit Lenormand, aparentemente um pequeno conjunto de cartas simples, porém riquíssimo em simbolismos, daí supondo-se ter vindo o interesse dos ciganos europeus por este oráculo.

Os ciganos, exímios conhecedores das mais diversas artes e mancias, ao tomar contato com este novo oráculo e seu simbolismo que retrata em suas imagens cenas recorrentes do cotidiano, identificaram-se com a praticidade e a beleza em sua lâminas, pois para os ciganos, a beleza da vida está em viver o presente de forma íntegra, viver cada momento, e isso acabou por gerar uma relação imediata com esse oráculo por ser muito objetivo e falar da vida, do dia-a-dia, mostrando a verdade de maneira transparente, clara, sem meias palavras.

Em se tratando de um povo cuja a pátria é o mundo, logo as cartas de Mlle. Lenormand estavam a percorrer os mais diversos lugares e popularizando-se onde chegava como um oráculo dos Ciganos; este povo sábio e com uma bagagem cultural tão extensa por suas tradições acabou por utilizar este conhecimento para promover algumas alterações nas cartas, surgindo daí um novo oráculo, o legítimo Baralho Cigano.”

Obs: embora não seja efetivamente essa a verdadeira origem das cartas ciganas, a lenda e o folclore criado no Brasil em torno delas faz parte do imaginário popular com toda a sua poética e fantasia.

Para conhecer a verdadeira origem acesse: Verdadeira história do baralho cigano