Consultar Baralho Cigano

CONSULTAR BARALHO CIGANO

A Consulta de baralho cigano, assim como o tarot e outros oráculos apresentam um interesse expressivo por pessoas que desejam previsões sobre as perspectivas de futuro ou mesmo como meio de auto-conhecimento. Neste post você conhecerá um pouco mais o baralho cigano!

O baralho cigano é um oráculo brasileiro, embora tenha raízes européia, particularmente na França e esteja ligado a figura emblemática de Mlle Lenormand.

Sua verdadeira origem porém é incerta. Há pesquisas que apontam que o simbolismo das cartas pertencem a um jogo de natureza lúdica com o único propósito de divertir as famílias na transição entre os séculos XVIII e XIX.

consultar baralho cigano

Baralho Petit Lenormand

Somente em 1840 o oráculo Petit Lenormand foi associado a Mlle Lenormand, mulher carismática e extremamente hábil no trato com as pessoas e na capacidade de criar uma aura de mistério em torno de si mesma.

Maiores detalhes sobre sua vida são pesquisados ainda nos dias de hoje, pois muita informação biográfica a seu respeito pode ter sido forjada, inclusive por ela mesma, que deixou fontes escritas muitas vezes contraditórias.

Para conhecer a história sobre a origem do baralho cigano comumente encontrada em diversos sites na internet (embora não fidedigna), acesse: suposta (e fantasiosa) origem do baralho cigano

BARALHO CIGANO NO BRASIL

Embora imerso em muitas lendas como a de que os ciganos o popularizaram na Europa e o trouxeram para o Brasil (assim como a bobagem de que o tarot surgiu no Egito ou na Índia e que também foram os ciganos que os disseminaram pelo mundo), o baralho Petit Lenormand chega ao Brasil e começa a ser impresso.

Como jogada de marketing para alavancar as vendas, ele foi renomeado e é a partir desse momento que torna-se conhecido como baralho cigano, entretanto, a metodologia de interpretação das cartas não fora importada da Europa.

Sendo nossa realidade diferente da européia do século XIX, os significados originais das cartas foram substituídos por atribuições pertinentes aos da sociedade e cultura dos trópicos. Além disso, algumas cartas, por erro de impressão nas primeiras edições sofreram grandes mudanças, onde determinadas figuras originais transformaram-se completamente.

Para tornar tudo ainda mais complexo, o sincretismo religioso tão arraigado em solo brasileiro começou a permear o significado das cartas, havendo associação de alguns símbolos com os Orixás do Candomblé e da Umbanda, enriquecendo assim ainda mais as possibilidades interpretativas.

Desse modo, fica claro que o Petit Lenormand original sofre uma transmutação em terras brasileiras dando origem a um novo oráculo, nosso baralho cigano!

BARALHO CIGANO OU TAROT CIGANO?

Não existe um tarot cigano, isso também é uma invenção do mercado esotérico para ganhar dinheiro!

É considerado tarot autêntico apenas os que contam com os 22 arcanos maiores e os 56 menores convencionais e desde que, não fujam dos padrões simbólicos do tarot tradicional.

O que na verdade existe são baralhos que utilizam a iconografia original do baralho cigano e do petit lenormand e a partir de uma nova estilização em termos de dimensões, cores, alguns novos símbolos, são lançados como “tarot cigano” e com encartes ou livros que acrescentam ainda mais informação ao leque interpretativo das cartas.

Esses novos baralhos em sua maioria são muito bons e ampliam as possibilidades de interpretação de quem os consulta. Além disso, a imensa maioria possui cuidados gráficos e uma criatividade singular, pois são releituras de um mesmo símbolo acrescentados de pequenas variações que não corrompem a significação original, tendo alguns um excelente conceito de beleza e de arte.

Para conhecer também a origem do tarot, acesse: Tarot e suas origens[sg_popup id=1]